Seguindo com o meu projeto de BicSal, entrevistei o Sr. José Antonio Padoveze, coordenador do curso de Sistemas de Informação do UNISAL unidade Americana-SP.
1 ) Como podemos definir a Gestão do Conhecimento atualmente ? As empresas brasileiras, de modo geral, estão cientes e aplicam a GC?
· Eu não teria uma definição própria. Prefiro ficar com aquelas já explicitadas pelos gurus da área. Posso dizer sim, que acredito muito na necessidade de gerir o conhecimento. Partindo da premissa que o conhecimento é um fator visceral para a obtenção da vantagem competitiva, e pela obtenção desta, a possibilidade de obtenção de lucros ou dividendos, sou partidário de que as empresas devem construir um ambiente em que seja possível a manutenção e atualização do conhecimento adquirido pelos seus funcionários.
· Acredito que as empresas que estão no Brasil, notadamente as multinacionais, estão cientes da vantagem de Administrar o Conhecimento. As empresas brasileiras “puras”, em que uma boa parte é familiar, já não enxergam essa necessidade como essencial. Quanto a aplicação concreta, creio que mesmo as empresas atuantes nos países altamente desenvolvidos, tem dificuldades em gerenciar esse “recurso”.
o Os computadores para essa finalidade ainda não estão maduros e mesmo que estivessem, teriam um custo altíssimo para armazenar toda a base de conhecimento de uma empresa, e além disso gerenciá-la com o propósito de manter-se perene no mercado.
2 ) Por que aplicar a Gestão do Conhecimento dentro de uma organização?
· Porque o diferencial está e estará no conhecimento. A inovação e criatividade são imperativas na permanência da empresa no mercado. Ao mesmo tempo que a similaridade dos produtos nasce rapidamente. A inovação e criatividade podem mudar de empresa rapidamente. Desta forma, a área estratégica da empresa tem que planificar como salvaguardar o conhecimento. É o mínimo que se espera de uma empresa que queira manter-se no mercado, como o mesmo nome.
· Por outro lado, os computadores já podem auxiliar e muito na inovação e criatividade. Mesmo não tendo ainda a capacidade de ser um pensador humano, o computador permite ao ser humano concretizar sonhos e idéias.
3 ) Em uma organização educacional, como faculdades e universidades, como a GC pode melhorar a nível de ensino nas instituições?
· Não tenho dúvidas que a organização educacional que conseguir administrar gradativamente o conhecimento que seus “funcionários” (pesquisadores e professores) tem, ela terá não somente a vantagem competitiva perante as outras organizações educacionais, como poderá atingir patamares mais elevados, sem a necessidade de recomeçar novamente a cada pesquisador ou professor que se perde.
· Evidentemente podemos incluir nessa abordagem, o conhecimento gerado pelos discentes. Se as organizações educacionais conseguir administrar esse conhecimento, e descobrir a forma mais efetiva de disponibilizar para acesso, essa organização educacional passará a ser considerada de outra forma.
· O auxilio da Tecnologia da Informação será extremamente vital. A condição de ter o acesso ao conhecimento em qualquer lugar, em qualquer instante e em todas as formas de comunicação disponíveis fará a diferença no futuro.
4 ) A internet pode ser uma ótima aliada na Gestão do Conhecimento, como utilizar blogs e páginas wikis de maneira eficiente para propagar o conhecimento?
· Prefiro não utilizar a palavra INTERNET, até porque ela já está desgastada. O mesmo acontece com a palavra WEB. Utilizar a forma atual de blogs, wikis, parece-me óbvio. Outros meios mais potencializadores deverão estar disponível na galáxia da Tecnologia da Informação que tornarão o conhecimento cada vez mais disseminado. Imagino que teremos, no mínimo, software que gerenciarão arquivos de voz, de tal forma que quando você precisar de algum conhecimento especifico, você pode pesquisar até pela voz de quem disponibilizou esse conhecimento. Imagine um médico sendo entrevistado, e essa entrevista colocada disponível nesta galáxia. Você pode ter sua consulta médica de verdade utilizando a Tecnologia da Informação.
À sua disposição!
Um grande abraço,
PADU
Nenhum comentário:
Postar um comentário