Análise, Projeto e UML

sexta-feira, 31 de outubro de 2008 |

Na faculdade, estarei realizando um estudo mais aprofundado sobre os temas do título deste post, estarei sempre atualizando o blog, pra inicio o post de hoje é apenas um descrição bem simplificada dos principais termos.

Análise:Enfatizar uma investigação do problema e dos requisitos, é a definição de como o sistema será usado. As melhores definições do termo de análise são: “Análise de Requisitos” e “Análise de Objetos”.

Projeto: Enfatiza a solução, isto é, como o sistema irá satisfazer os requisitos levantados durante a análise. O termo projeto é melhor definido como “Projeto de Objetos” ou “Projeto de banco de dados”.

A análise e projeto podem ser resumidos com a seguinte frase “faça a coisa certa (análise) e faça certo a coisa (projeto)”

Análise e Projeto Orientado a Objetos

O objetivo durante a Análise Orientada a Objetos é encontrar e descrever os objetos no domínio do problema.

No projeto orientado a objetos a ênfase é na definição dos objetos e como eles colaboram para a satisfação dos requisitos.

Processo Unificado

Surgiu como um processo popular para o desenvolvimento de software visando à construção de sistemas orientados a objetos, combinando as melhores práticas, tais como ciclo de vida iterativo e o desenvolvimento orientado pelos  riscos.

Uma de suas práticas que mais se destaca é o Desenvolvimento Iterativo, onde o desenvolvimento é organizado em séries de mini projetos, de duração fixa chamadas de iterações. Cada iteração inclui suas atividades de análise de requisitos, projeto, implementação e teste.

UML

É uma linguagem visual conhecida universalmente para documentação de projetos de software. O grande intuito da UML é através de diagramas especificar, visualizar, construir e documentar todos os artefatos de sistemas de software.

A UML foi adotada como um padrão em 1997 pelo OMG ( Object Management Group) e continua a ser refinada em novas versão OMG UML.

Nenhum comentário: